domingo, 17 de abril de 2011

Projeto Calha Norte

   Através do discurso de segurança e desenvolvimento nacional, tão cultivado pelos militares brasileiros, foi criado o Projeto Calha Norte, na década de 80. Na verdade esse projeto nada mais é do que uma nova tentativa de justificar a presença e controle do governo federal da Amazônia. Por traz desses interesses e do discurso de defender as fronteiras do país, encontra-se a necessidade de conhecer e visualizar a apropriação das riquezas minerais existentes no planalto das Guianas,
   O PCN- Projeto Calha Norte - consiste em uma política governamental de ocupação de bases militares, postos de fiscalização de fronteiras e aeroportos na área. O governo justificou a implantação do projeto alegando a necessidade de proteger as fronteiras, os minérios existentes, as comunidades indígenas e florestas. No entanto, o que se percebe é um processo desordenado de ocupação e exploração da fronteira, o que provocou conflitos entre Brasil e Venezuela, entre os garimpeiros e os indígenas, como os Yanomamis, com o assassinato de dezenas de índios, além de devastação da mata para implantação de garimpeiros, campo de pousos ilegais para aeronaves, bem como a extração madeireira por serrarias clandestinas.
   Mais recentemente o governo federal deu início á implantação do Projeto SIVAM- Sistema de vigilância da Amazônia, cujo objetivo seria de proporcionar um controle do espaço aéreo dos 5,2 milhões de KL2. O projeto deve contar com 17 radares fixos, 6 moveis e 8 aviões equipados com sensores. Os dados produzidos serão reunidos em 300 plataformas de coletas de dados e enviados a Manaus, Belém e Porto Velho, escolhidos como centros regionais de controle e informações. Com uma estimativa de custo aproximado de 1,4 bilhões de dólares o projeto SIVAM tem sido questionado pela sociedade brasileira devido às denúncias sobre irregularidades no processo de licitação para sua instalação. Além do mais questiona-se também a não utilização de tecnologias nacionais e de menor custo, a sua não discussão pela sociedade brasileira e o destino das informações que serão coletadas.
   Como você pode perceber, as transformações ocorridas no espaço amazônico estão ligadas a interesses diversos que não incluem as necessidades da população local e muito menos a sua participação em função disso, vários discursos e idéias são construídos para justificar a continua exploração de recursos da região; prática esta que vem ocorrendo desde os primeiro momentos da colonização até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário