sexta-feira, 1 de abril de 2011

Papel da Amazônia na Divisão Territorial do Trabalho

   A Amazônia, no contexto internacional, exerce o papel de fornecedora de matérias-primas, destinadas a venda ao mercado externo.
   De acordo com os dados observados os principais produtos importados pela região amazônica (produtos eletrônicos, caldeiras, produtos musicais e produtos químicos) ultrapassam os valores dos produtos exportados (madeira, caulim, hematita, ferro, castanha, do Pará etc). Apesar de estes serem em maior quantidade, o que demonstra a pouca valorização dos produtos exportados pela Amazônia.
   Vejamos agora, para onde foram esses produtos. A Amazônia exporta principalmente para os Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido. Quanto à importação, destaca-se o Japão, os Estados Unidos e a Venezuela. A Amazônia, a cada ano que passa tem que aumentar a exploração de produtos naturais, pois o país precisava arrecadar recursos financeiros que se destinavam, por exemplo, ao pagamento de sua dívida externa.
   Devemos lembrar que, desde a era colonial a Amazônia já tinha ligação comercial direta com o exterior. Exportavam as drogas do sertão para atender a produção farmacêutica e servir de condimento a alimentação européia e, em troca recebia produtos manufaturados. Esse processo se intensificou ainda mais com a exploração da borracha. Não é de hoje que a Amazônia se especializou em exportar, determinados produtos minerais para o mercado internacional do trabalho já estabelecido desde a era da colonização portuguesa.
   A partir de 1960, a Amazônia se integrou efetivamente ao mercado nacional e melhor definiu seu papel no contexto brasileiro através de maior volume de exportação também de produtos minerais (borracha, madeira, peles etc), para o centro sul do país.
   Outro papel que a Amazônia tem assumido com o restante do país é o de receber grande quantidade de imigrantes de outras regiões que estão densamente povoadas e com sérios problemas sócias, desse modo, aumentando os já existentes na região.
   Também não podemos deixar de citar o papel da Amazônia tem para os investidores do centro sul, que compram terras tentando ampliar seu capital. Mas, por outro lado, aquisição de terras representada também uma garantia de empréstimo bancário, ainda serve como fonte de extração de produtos minerais.
   Esses relacionamentos da Amazônia com outras regiões do Brasil e do mundo tem demonstrado a exploração contínua de seus recursos naturais isso assegura o enriquecimento de alguns grupos econômicos nacionais e internacionais e não permite que a população local seja beneficiada, causando assim, insastifação que gera conflitos sociais.

Um comentário:

  1. Este texto foi passado para minha sala pela professora Maria Liduina mais conhecida como Lidú. Este texto foi escrito por ela no dia 26 de janeiro de 2011.
    Bjos...

    ResponderExcluir